O insólito link entre Black Sabbath, Lion Man e Chapolin

 

Eu ainda me lembro do dia em que eu comprei o Paranoid, do Black Sabbath, em vinil. Acho que foi numa bela tarde de 1989. Eu tinha acabado de conhecer a banda, por meio do primeiro álbum, homônimo, aquele com a bruxa na capa, e queria conhecer os outros, porque já tinha virado fã. Assim que cheguei em casa, coloquei o disco no som pra ouvir, sentei na cama e, enquanto ia conhecendo aquelas músicas, fiquei olhando a capa e a contracapa, lendo os créditos (ritual de praxe daquela época, ficar viajando com as capas enquanto se degustava a música) e tentando entender o que seria aquele maluco vestido como um super-herói, que parecia pular de trás de uma moita para surpreender alguém ‒ ou ele estaria sozinho naquele lugar? Seria ele o paranoico, o tema do álbum? Ou o porco de guerra (já que o álbum originalmente iria se chamar War Pigs)? Talvez os dois, um porco de guerra/guerreiro paranoico. Tempos depois, quando comprei a versão em CD, de vez em quando eu me pegava observando aquela capa e tentando decifrar aquela estranha imagem.


                                                      


 Décadas se passaram e, recentemente, eu estava assistindo ao Kaiketsu Lion Maru, ou O Extraordinário Lion Man, o Lion Man Branco, como ficou conhecido aqui entre nós, no Brasil, um tokusatsu da mesma empresa que criou o Spectreman. No episódio 9, O Vampiro Zumbi Chama os Mortos, acontece uma luta entre o Lion Man e o tal vampiro, numa floresta, à noite, entre as árvores e, ao ver isso, eu tive um estalo. Pensei: Será que o cara que concebeu a capa do Paranoid se inspirou nessa cena do Lion Man? Porque o cenário da luta é bastante parecido com o da capa do BS. Tirando alguns prints de tela do episódio, dá pra perceber o quanto a luz e a fotografia das cenas do Lion Man são parecidas com a foto da capa do Black Sabbath. Tudo bem que todas as florestas à noite devem ser parecidas... Além disso, a roupa do Lion Man remete um pouco à do paranoico do Sabbath (é vermelha, tem capa) e o Lion Man usa uma espada, assim como o cara do Paranoid.  Ainda no quesito vestuário, o paranoico do Sabbath também sempre me fazia lembrar do Chapolin Colorado, aliás, foi a primeira relação que estabeleci, já que naquela época eu mal conhecia o Lion Man (mas já era espectador de Chaves e cia).


                                                  

                                         

 

                                                           

Durante alguns dias, eu fiquei feliz por ter feito essa “descoberta”, por ter estabelecido essa ligação bizarra entre uma capa de banda de heavy metal e um seriado japonês,  o que seria, digamos, possível, levando em consideração o fato de que vivemos num mundo chacriniano (dizia o Velho Guerreiro, Chacrinha, “Na TV, nada se cria, tudo se copia"), até que fui checar as datas. Bem, o Sabbath, seja ovo ou galinha, veio primeiro: o Paranoid foi lançado em 1970 e o Lion Man Branco foi exibido na TV japonesa a partir de 1972. Como eu sabia que os dois eram da década de 70, entrevi essa possibilidade de um ter inspirado o outro. Vai que o cara que bolou a capa do Paranoid assistiu a esse episódio do Lion Man? Mas isso não aconteceu... O contrário seria até mais viável, já que os japoneses são fãs ardorosos de rock. O mesmo ocorre com a relação Paranoid/Chapolin. O Chapolin, como programa próprio, foi exibido a partir de 1973. Como a roupa do paranoico lembra muito mais a roupa do Chapolin, será que o Bolaños ouvia Black Sabbath? Será que ele, cujos movimentos são todos calculados, se aproveitou da nobreza do Marcus Keef (o fotógrafo da capa do Paranoid)? É claro que Marcus Keef, Bolanõs, Koji Bessho e Tomio Sagisu (estes últimos, criadores do Lion Man) seguiram suas vidas, cada um na sua área, sem se cruzarem, tranquilamente e com sucesso, mas eu gostaria de morar num universo paralelo onde essa conexão tivesse sido possível.

Comentários

  1. Olha, não duvido que haja uma pontinha de realidade nisso aí (pelo menos do caso japonês). Vai que exista alguma entrevista do Koji Bessho falando sobre isso perdida na Deep Web enquanto ficamos aqui nas suposições...

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    1. Talvez o Marcus Keef tenha usado uma máquina do tempo japonesa de tecnologia asteca (Alienígenas do Passado) para ir ao futuro dar uma espiada no Lion Man e no Chapolin. Depois, voltou ao presente dele e criou a capa do BS, usando uma fusão dos dois personagens.

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