O insólito link entre Black Sabbath, Lion Man e Chapolin
Eu ainda me lembro do dia em que eu comprei o
Paranoid, do Black Sabbath, em vinil. Acho que foi numa bela tarde de 1989. Eu
tinha acabado de conhecer a banda, por meio do primeiro álbum, homônimo, aquele
com a bruxa na capa, e queria conhecer os outros, porque já tinha virado fã. Assim
que cheguei em casa, coloquei o disco no som pra ouvir, sentei na cama e,
enquanto ia conhecendo aquelas músicas, fiquei olhando a capa e a contracapa,
lendo os créditos (ritual de praxe daquela época, ficar viajando com as capas
enquanto se degustava a música) e tentando entender o que seria aquele maluco
vestido como um super-herói, que parecia pular de trás de uma moita para
surpreender alguém ‒ ou ele estaria sozinho naquele lugar? Seria ele o
paranoico, o tema do álbum? Ou o porco de guerra (já que o álbum originalmente
iria se chamar War Pigs)? Talvez os dois, um porco de guerra/guerreiro
paranoico. Tempos depois, quando comprei a versão em CD, de vez em quando eu me
pegava observando aquela capa e tentando decifrar aquela estranha imagem.
Durante alguns dias, eu fiquei feliz por ter feito
essa “descoberta”, por ter estabelecido essa ligação bizarra entre uma capa de banda
de heavy metal e um seriado japonês, o que
seria, digamos, possível, levando em consideração o fato de que vivemos num
mundo chacriniano (dizia o Velho Guerreiro, Chacrinha, “Na TV, nada se cria,
tudo se copia"), até que fui checar as datas. Bem, o Sabbath, seja ovo ou
galinha, veio primeiro: o Paranoid foi lançado em 1970 e o Lion Man Branco foi
exibido na TV japonesa a partir de 1972. Como eu sabia que os dois eram da década
de 70, entrevi essa possibilidade de um ter inspirado o outro. Vai que o cara
que bolou a capa do Paranoid assistiu a esse episódio do Lion Man? Mas isso não
aconteceu... O contrário seria até mais viável, já que os japoneses são fãs
ardorosos de rock. O mesmo ocorre com a relação Paranoid/Chapolin. O Chapolin,
como programa próprio, foi exibido a partir de 1973. Como a roupa do paranoico
lembra muito mais a roupa do Chapolin, será que o Bolaños ouvia Black Sabbath?
Será que ele, cujos movimentos são todos calculados, se aproveitou da nobreza
do Marcus Keef (o fotógrafo da capa do Paranoid)? É claro que Marcus Keef, Bolanõs,
Koji Bessho e Tomio Sagisu (estes últimos, criadores do Lion Man) seguiram suas
vidas, cada um na sua área, sem se cruzarem, tranquilamente e com sucesso, mas
eu gostaria de morar num universo paralelo onde essa conexão tivesse sido
possível.
Olha, não duvido que haja uma pontinha de realidade nisso aí (pelo menos do caso japonês). Vai que exista alguma entrevista do Koji Bessho falando sobre isso perdida na Deep Web enquanto ficamos aqui nas suposições...
ResponderExcluirTalvez o Marcus Keef tenha usado uma máquina do tempo japonesa de tecnologia asteca (Alienígenas do Passado) para ir ao futuro dar uma espiada no Lion Man e no Chapolin. Depois, voltou ao presente dele e criou a capa do BS, usando uma fusão dos dois personagens.
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